A vereadora Ireuda Silva (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara Municipal de Salvador, reforçou seu comprometimento no combate à exploração sexual e ao tráfico de mulheres e crianças, em alusão ao Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, celebrado em 23 de setembro. A parlamentar lembrou que a Bahia ocupa a posição de terceiro estado brasileiro com maior número de vítimas desse tipo de violência, realidade que, segundo ela, exige respostas urgentes do poder público.
“A exploração sexual é uma chaga que fere profundamente corpos, dignidade e futuro. Esses números não vão diminuir enquanto não encararmos esse quadro com a devida seriedade, com ações concretas de políticas públicas, fiscalização, educação e redes de acolhimento”, destacou.
Ireuda é autora do Projeto de Lei nº 422/17, que instituiu em Salvador o Dia Municipal de Combate à Exploração Sexual Internacional de Mulheres, também em 23 de setembro. A medida prevê que a Prefeitura promova campanhas de conscientização e informação sobre o tema, alertando para os riscos do tráfico humano e divulgando os mecanismos de denúncia.
Para a vereadora, é preciso romper o ciclo de vulnerabilidade que torna tantas mulheres e crianças alvos dessas redes criminosas, sobretudo jovens com baixa renda e baixa escolaridade.