Na manhã desta sexta-feira (14), a Autoridade Portuária Federal – CODEBA participou da Reunião Estadual do Sistema Brasileiro de Inteligência da Bahia, promovida pela Agência Brasileira de Investigação (ABIN). O encontro contou com a presença do Chefe de Gabinete da Companhia, Carlos Luciano, e das representações das polícias Civil, Militar, Judiciária e Forças Armadas que dialogaram sobre estratégias de colaboração para prevenção de conflitos e combate ao tráfico de drogas.
“A inteligência se faz com cooperação e parceria. A participação da Autoridade Portuária neste evento é importante para estreitarmos as relações já existentes e unirmos esforços para tornar nossas fronteiras mais seguras. Nós equipamos a Guarda Portuária com lanchas, armamentos e drones que ampliam as possibilidades de vigilância e estamos promovendo capacitações em parceria com a Polícia Federal e com ações articuladas de inteligência, será possível ampliar ainda mais a segurança e a atuação do crime organizado no entorno das áreas portuárias”, afirma o Chefe de Gabinete, Carlos Luciano.
O superintendente da ABIN na Bahia, Isaac Miranda, fala sobre a importância da cooperação técnica de forma institucionalizada. “Desde 2023, a ABIN tem buscado aumentar ou reforçar essa institucionalidade dentro do Sistema Brasileiro de Inteligência, por meio do decreto assinado em setembro de 2023. O nosso objetivo é aumentar a cooperação dentro do sistema e por meio de trocas sistemáticas entre os parceiros em processos robustos, seguros, institucionalizados e previamente estabelecidos, para que essas trocas, essa parceria seja institucionalizada, independe de quem está à frente da gestão”.