Bahia Brasil
sexta-feira 23 de janeiro de 2026

Roma acusa Rui de deixar a Bahia em caos na segurança

DF - BOLSONARO ENTREGA MP DO AUXÍLIO/BRASIL - POLÍTICA - Nessa segunda (09) o Presidente Jair Bolsonaro vai até a Câmara dos Deputados, para entregar Medida Provisória do Auxílio Brasil, novo modelo do Bolsa Família. A MP será entregue ao Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Na foto, Ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos-BA). 09/08/2021 - Foto: ANTONIO MOLINA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O ex-ministro da Cidadania e presidente do PL na Bahia, João Roma, criticou nesta sexta-feira (23) o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), após o petista atribuir ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) o aumento da violência no país. Em entrevista, Roma afirmou que Rui Costa tenta “transferir responsabilidades” ao culpar Bolsonaro por problemas acumulados durante os 20 anos de governos petistas na Bahia.

Segundo Roma, é “inadmissível” que o ex-governador critique Bolsonaro enquanto deixa de assumir o legado de crise que marcou sua gestão, especialmente na área da segurança pública. “Rui Costa governou a Bahia por oito anos e deixou esse caos que nós vivemos hoje na segurança pública. Mais do que falar bobagem, ele faz bobagem”, afirmou Roma.

O ex-ministro lamentou que Rui Costa, ocupando hoje uma das posições mais estratégicas do governo federal, não tenha conseguido transformar esse espaço de poder em melhorias reais para o povo baiano.

“É muito triste você ver um representante que sai da Bahia, que hoje tem uma grande posição na Casa Civil da Presidência da República, e não consegue transformar isso em melhoria da qualidade de vida dos baianos. Na eleição passada diziam que o alinhamento iria melhorar as coisas na Bahia. Será que eles não têm realmente o que apresentar aos baianos?”, questionou.

Ele também cobrou ações concretas do ministro, citando obras pequenas e essenciais que seguem abandonadas. “Por que Rui Costa não levanta da cadeira e vai resolver pelo menos o entroncamento ali entre a BR-116 e a BR-242? São obras muito pequenas. Quando eu nasci, já havia interligação da BR-101 do Brasil todo. Na Bahia está interrompida porque o governo federal deixou cair a ponte. E ele disse que seria uma obra muito rápida. Esse é o ritmo de Rui Costa? Então realmente é uma grande decepção”, salientou.

Caminhada de Nikolas

O presidente do PL baiano também comentou sua participação na caminhada iniciada pelo deputado Nikolas Ferreira, que percorre trechos de Goiás em direção a Brasília pela liberdade do ex-presidente Jair Bolsonaro. Roma classificou a mobilização como um ato de grande empatia popular.

“Sem dúvida nenhuma, é uma mobilização espontânea. O Nikolas conseguiu manifestar uma grande empatia, uma grande parcela da população brasileira que se sente muito indignada com o que vem acontecendo com o nosso Brasil, seja na questão de um Judiciário agindo com passionalismo, com desproporção. O Judiciário deveria equalizar e harmonizar a nossa nação, e ao invés disso, fica acirrando e dividindo sentimentos”, afirmou.

Flávio Bolsonaro

O ex-ministro também reforçou sua confiança na candidatura presidencial de Flávio Bolsonaro. “O Flávio já demonstrou essa musculatura. Ele sempre demonstrou ser uma pessoa de trato muito positivo, de muita habilidade política, cordial, experiente, com legitimidade natural de ser filho do nosso ex-presidente Bolsonaro. As pesquisas já mostram isso: ele já pontua muito bem, diminuiu a rejeição. Vamos até as eleições com o Flávio Bolsonaro, próximo presidente do Brasil”, disse.

Roma disse que conversou recentemente com o senador sobre a Bahia. “Vamos seguir juntos. Ele entende que vivemos aqui um período de quase 20 anos em que o PT faz bonitas propagandas no período eleitoral, mas não entrega o que promete, não melhora a vida dos baianos”, declarou.

Foto: ANTONIO MOLINA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *