Bahia Brasil
sexta-feira 20 de dezembro de 2024

Governo aposta em negociações com TCE para destravar ponte

Apesar de um possível aumento no valor do contrato, governador nega possibilidade de distrato com consórcio chinês, por ora

A ponte Salvador-Itaparica é uma das grandes promessas do PT, firmada ainda no governo Jaques Wagner, em 2010, quando foi iniciada a contratação para elaboração do projeto. 14 anos depois, o equipamento, que já está na etapa de sondagem, acumula um tímido avanço, sem perspectiva de conclusão. 

A ponte ainda sofre diversas alterações no valor do seu contrato firmado com o consórcio chinês e pode chegar a R$ 20 bilhões. Apesar disso, o governador Jerônimo Rodrigues afirmou que não há intenção de rescindir o contrato, e falou sobre as negociações que trava com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para garantir a execução do projeto de forma transparente.

“Boato. Não tem isso. Há 15 dias, nós fizemos um movimento com o TCE. […]. O presidente e os conselheiros chamaram a responsabilidade para que o TCE pudesse contribuir para que uma obra importante seja realizada de uma forma mais justa possível”, disse, em coletiva de imprensa, nesta terça-feira (10). 

O chefe do Executivo, que entregou a nova duplicação da via Barradão, em Salvador, ainda citou o encontro que teve com o Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, na mesma linha, quando discutiu a compra dos trens do Veículo Leve sobre Trilho (VLT), com o governo do Mato Grosso. “O TCU chamou a responsabilidade e mediu a conversa, com a presença à mesa dos dois governos [Bahia e Mato Grosso], dos dois TCE e das duas PGE”, acrescentou. 

Jerônimo, inclusive, afirmou que segue confiante para a evolução das etapas para o início da construção do equipamento viário. “Estou na expectativa. Tenho uma mesa de mediação com o TCE, com o consórcio chinês e o governo do Estado para a gente ver quais são os pontos divergentes. Enquanto isso, a obra não está parada. O serviço de sondagem e estudos estão sendo feitos, de média e alta profundidade”, destacou. 

Os custos da ponte Salvador-Itaparica ainda estão sendo tratados com a Corte de Contas. Até o momento, a gestão estadual já aportou R$ 164 milhões, após operação de crédito com o Banco do Brasil, para que o consórcio chinês continuasse concluísse as etapas. O montante, no entanto, ainda não é suficiente para a intervenção, de acordo com o petista, que deve recorrer ao governo federal para garantir mais recursos para a obra. 

“Eu espero que a gente tenha logo a resolutividade da mediação do TCE. O presidente Lula sabe que precisaremos de algum aporte financeiro. Já solicitei a ele para que o Estado possa fazer a sua parte e a união como está precisa de recursos federais”, declarou. 

Em novembro, o presidente da China, Xi Jiping, desembarca no Brasil, como antecipou o petista, e se reunirá com o presidente Lula (PT), e posteriormente há possibilidade de se encontrar com o governador. 

“[A ponte Salvador-Itaparica] é uma das obras prioritárias do governo federal, que enviou um documento ao Xi Jiping falando sobre a importância de uma ponte como esta. […]. Espero que em novembro, Lula e Xi Jiping, assine algum documento. Caso, haja algum problema de consenso, […], se houver necessidade, a gente rever o que está precisando. […]. Tenha certeza que, ainda, nos próximos dias, a gente pode ter uma resposta positiva sobre isso”, concluiu.

Foto: Reprodução/Governo da Bahia

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *