Uma parceria entre a Autoridade Portuária da Bahia – CODEBA e a Marinha, está promovendo a formação de servidores públicos. A partir da realização do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM), pela Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro, a Companhia investe na capacitação para o assessoramento de alto nível em assuntos de defesa e segurança nacional.
“Essa parceria entre as instituições é fundamental não apenas para a qualificação dos profissionais da Companhia, mas principalmente para que possamos trabalhar de forma integrada nas ações que são comuns ao setor portuário e à Marinha e que envolvem política, defesa e relações internacionais“, explica o presidente da Codeba, Antonio Gobbo;
Na última sexta-feira (26), o guarda portuário, Lucas Bernardo, participou da cerimônia de certificação do Curso Superior de Defesa (CSD), uma das etapas do C-PEM. O curso completo será concluído em dezembro deste ano e certificará, ao todo, 32 civis de diferentes órgãos públicos, 116 militares das Forças Armadas, dez militares de 7 estados e três oficiais estrangeiros, oriundos da Argentina, Índia e Jordânia.
“Em abril ocorreu a Viagem de Estudos do CSD a Brasília. Durante a viagem, fizemos visitas técnicas a empresas estratégicas, como a EMBRAER, e a órgãos do governo, como o Itamaraty e o Superior Tribunal Federal. Ao final do curso, serei certificando como Doutor em Ciências Navais”, explica Luca Bernardo, ao comentar da abrangência da formação.
Curso Superior de Defesa – O CDS é resultado dos estudos realizados pelo Ministério da Defesa (MD), sob coordenação da Escola Superior de Guerra, com o objetivo de preparar civis e militares para o exercício de funções de assessoramento de alto nível que envolvam assuntos de defesa, tanto no âmbito do MD, como nos demais órgãos governamentais de interesse da Defesa Nacional, como é o caso dos Portos.