Bahia Brasil
sábado 25 de outubro de 2025

“Defender a vida é tarefa estratégica do PT”, afirma Tássio Brito sobre Plano de Redução da Letalidade Policial na Bahia

PT Bahia manifesta apoio integral à iniciativa do governador Jerônimo Rodrigues e reforça compromisso com uma política de segurança pública baseada em direitos humanos, inteligência e valorização da vida

O Partido dos Trabalhadores da Bahia manifestou, nessa quinta-feira (23), apoio integral ao Plano de Redução da Letalidade Policial, lançado pelo governador Jerônimo Rodrigues no âmbito do programa Bahia pela Paz, coordenado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado.

Segundo Tássio Brito, presidente estadual do partido, o plano representa “um marco histórico na política de segurança pública baiana. A iniciativa do governador Jerônimo reafirma o compromisso histórico do nosso projeto político com a vida, os direitos humanos e a justiça social”.

O documento foi desenvolvido em parceria entre o Governo do Estado, a Secretaria de Segurança Pública, o Ministério Público da Bahia, o Poder Judiciário, o Poder Legislativo e a Defensoria Pública, e tem como meta reduzir em 10% por semestre, ao longo de três anos, as mortes decorrentes de ações policiais na Bahia.

Em resolução publicada nessa quinta (23), com a presença do secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, a executiva estadual do PT Bahia ressaltou que a violência policial é um desafio que atinge principalmente as populações negras e periféricas, atravessadas pelas desigualdades e o racismo estrutural que ainda marcam o Brasil.

“Por muito tempo, antes dos nossos governos na Bahia, os territórios populares foram tratados como ameaça quando, na verdade, deveriam receber políticas públicas adequadas para reparar historicamente séculos de violência e exploração. O governo Jerônimo tem a coragem de inverter essa lógica — e o PT estará na linha de frente para sustentar essa mudança”, afirmou Tássio.

O plano reúne medidas estruturantes, como revisão de protocolos, uso ampliado de câmeras corporais, capacitação contínua dos policiais, transparência nas operações, metas para conclusão de inquéritos e valorização dos profissionais da segurança pública.

Para Tássio Brito, “essas ações mostram que é possível fazer segurança com inteligência, foco na prevenção e respeito à cidadania”. Ele também destacou o recente sucesso da Operação Primus, que desarticulou um esquema bilionário de adulteração de combustíveis e lavagem de dinheiro, como exemplo do novo modelo de atuação da segurança pública baiana.

“Até agora, foram nove prisões, mais de 170 policiais envolvidos e R$ 6,5 bilhões bloqueados, resultado do trabalho da Polícia Civil da Bahia, com apoio da SSP, da Secretaria da Fazenda e do Ministério Público, numa das maiores operações da história do estado contra o crime organizado. A Bahia está mostrando ao Brasil que é possível construir uma segurança pública humana e eficiente”, concluiu Tássio Brito.

Crédito da foto: Letícia Oliveira | PT Bahia

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *