Bahia Brasil
domingo 7 de dezembro de 2025

Dólar sobe e Bolsa cai após decisão de juros nos EUA e Brasil

Moeda americana registrou alta de 0,33%, cotada a R$ 5,31. O Ibovespa, principal índice da B3, fechou em queda de 0,06%, aos 145.499 pontos

Os mercados de câmbio e de ações andaram de lado nesta quinta-feira (18/9) no Brasil. No fim do pregão, contudo, o dólar avançou em alta de 0,33%, cotado a R$ 5,31. O Ibovespa, o principal índice da Bolsa brasileira (B3), fechou em leve queda de 0,06%, aos 145.499 pontos. Por ser pequena, a variação retrata uma estabilidade do indicador.

Na avaliação de analistas, essas variações indicam ajustes, numa sessão em que os indicadores tiram um dia de “ressaca”, depois da definição das taxas de juros nos Estados Unidos e no Brasil, anunciadas na quarta-feira (17/9). Embora não tenham provocado solavancos, as medidas continuaram repercutindo no mercado.

No caso dos EUA, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), anunciou um corte de 0,25 ponto percentual (p.p.) e a taxa passou para o intervalo entre 4% e 4,25%.

A redução era amplamente esperada pelos agentes econômicos. Com isso, as análises voltaram-se para a possibilidade de novas quedas. Mesmo porque os integrantes do Fomc projetaram taxas entre 3,50% e 3,75% para o fim do ano. Tais números, portanto, embutem mais duas baixas da mesma proporção (0,25 p.p.) em outubro e dezembro.

Foto: Divulgação

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *