Mensagem de celebração afirma que Itabuna completou 155 anos
Uma mensagem assinada pelo deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) em celebração ao aniversário da cidade de Itabuna, no sul da Bahia, chamou a atenção dos moradores. O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) parabenizou o município com um outdoor, mas uma confusão não passou despercebida: o político errou em 40 anos a data de emancipação da cidade.
“Parabéns, Itabuna. 155 anos. Capital do sul da Bahia”, diz a mensagem instalada em via pública. O outdoor contém, além da assinatura, uma foto do deputado. Porém, Itabuna foi emancipada em 1910, e completa 115 anos nesta segunda-feira (28). Registros da peça publicitária foram publicados em perfis nas redes sociais em tom de chacota.
Em um comentário nas redes sociais, Rosemberg assumiu o erro e de desculpou pelo equívoco. “Será corrigido. Um errinho durante a criação da arte gráfica. Peço desculpas!”, escreveu.
Quarenta anos mais nova do que consta no outdoor, a cidade de Itabuna foi emancipada pela Lei Estadual nº 807. Antes conhecido como Arraial de Tabocas, o município foi emancipado em 1910. Naquela época, a extensão da cidade era maior e ia até Itapuí, onde hoje está o município de Itororó.
A programação festiva no feriado municipal desta segunda-feira (28) teve início às 9 horas com a celebração de Missa em Ação de Graças na Catedral de São José, oficiada pelo bispo diocesano Dom Jailton de Oliveira Lino. Às 11 horas, foi lançada a pedra fundamental do novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba na cidade. Durante a tarde, haverá ainda assinaturas de ordens de serviço obras na cidade.
Outdoor com data errada chamou atenção dos moradores Crédito: Reprodução