Ellen Carvalho, que era coordenadora no Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), deixou o cargo no final de maio
Com a possibilidade de ter a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral, o ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PT), pode emplacar a sua esposa como substituta na chapa, se não puder disputar a prefeitura nas eleições deste ano.
Zane Ellen Barbosa Nunes, que era coordenadora no Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), deixou o cargo no final de maio. A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 29 de maio. Segundo especialistas eleitorais ouvidos pela coluna, ela está apta a concorrer ao cargo do Executivo juazeirense.
Retrospecto
Em 2022, Ellen Carvalho, como é conhecida, foi candidata a deputada estadual, mas não se reelegeu. Ela teve 10.945 votos em Juazeiro, enquanto Zó (PCdoB) e Roberto Carlos (PV), que também querem ser candidatos a prefeito da cidade, tiveram 13.980 e 13.617, respectivamente. Os dois foram eleitos. O mais votado no município foi Jordávio Ramos (PSDB) com 37.860 sufrágios.
Sem mudança?
Presidente do PT na Bahia, Éden Valadares disse à coluna, entretanto, que o PT só tem um candidato na cidade: Isaac Carvalho. “O nome do PT para disputar, vencer e voltar a governar Juazeiro é Isaac Carvalho”, declarou ele.
Isaac foi condenado, em maio de 2022, em decorrência da prefeitura ter pago a conta de energia elétrica dos permissionários do camelódromo do município durante o mandato dele, na década passada. Com essa condenação, o petista só pode, em tese, voltar a concorrer em uma eleição no ano de 2026.
Ex-prefeito de Juazeiro e a esposa Crédito: Reprodução