Na manhã desta segunda-feira (29), a Guarda Civil Municipal de Salvador participou da Operação Conjunta que visa coibir furtos, roubos e irregularidades nos ferros-velhos da cidade. Nomeada de Operação Escudo Urbano, a ação coordenada pela Polícia Civil, através do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), contou com a colaboração de órgãos estaduais e municipais, tais como: Secretarias da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) e de Salvador (Sefaz-Salvador), além das secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur), de Ordem Pública (Semop), de Mobilidade (Semob) e Transalvador.
A Operação ocorreu na Av. Vasco da Gama, onde estabelecimentos foram fiscalizados quanto ao cumprimento das normas estabelecidas pelas instituições competentes. A ação ocorre tanto na esfera criminal, sob a responsabilidade da Polícia Civil, quanto na administrativa, com os órgãos fiscalizadores.
A primeira fase da operação aconteceu no dia 10 de setembro, onde foram apreendidos diversos materiais de origem suspeita, além de autuações por infrações fiscais e ambientais. A segunda fase tem como objetivo dar continuidade ao trabalho de desarticulação de cadeias ilegais de comercialização. Vale ressaltar que estabelecimentos flagrados em desacordo com a legislação poderão ser interditados e seus responsáveis, autuados criminal e administrativamente.
A Guarda Civil Municipal de Salvador reafirma seu compromisso com a segurança pública e o bem-estar dos cidadãos soteropolitanos, através de ações de segurança e prevenção à violência.