A Guarda Civil Municipal de Salvador (GCMS) realizou hoje (09), uma importante solenidade para conceder a honraria “Amigo(a) da Guarda”. O evento destacou a importância da cooperação interinstitucional e comunitária, homenageando diversas personalidades e representantes que contribuíram significativamente para o desenvolvimento e fortalecimento da corporação e da segurança pública municipal.
A honraria “Amigo(a) da Guarda” não é uma medalha de serviço ou tempo de corporação, mas sim uma comenda de reconhecimento e mérito institucional. Sua finalidade principal é expressar o profundo reconhecimento da GCMS a indivíduos e entidades que, por seus relevantes serviços, dedicação, apoio e parcerias, auxiliaram no: Fortalecimento, desenvolvimento e crescimento da GCMS; aperfeiçoamento das atividades de segurança pública municipal; melhoria da qualidade de vida e o bem-estar da comunidade soteropolitana.
Trata-se de um título honorífico concedido por ato do Comando da instituição, formalizando um vínculo de amizade e cooperação permanente. “A concessão desta honraria vai além do protocolo, sublinhando a crença da GCMS de que a segurança pública é um esforço conjunto. Os agraciados são reconhecidos por terem prestado um apoio que transcende as obrigações profissionais ou civis comuns, estabelecendo uma parceria vital para a instituição”, detalhou o Inspetor Geral da GCM, Marcelo Silva.
Ao homenagear esses colaboradores, a GCM Salvador reforça que o sucesso de sua missão depende da sinergia com gestores, técnicos e cidadãos que acreditam e investem na causa da Guarda, fortalecendo, assim, toda a segurança pública da capital baiana.
A cerimônia de hoje agraciou representantes de um vasto e diversificado leque de instituições e setores da sociedade civil e militar, demonstrando a amplitude das parcerias da GCMS.
Entre as diversas áreas com representantes agraciados, destacam-se:
Forças de Segurança e Defesa: Polícia Civil da Bahia (PC BA), Polícia Militar da Bahia (PMBA), Exército Brasileiro (EB), Marinha do Brasil (Base Naval de Aratu – BNA), Força Aérea Brasileira (Base Aérea de Salvador – BASV), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guardas Civis Municipais de outras cidades (Feira de Santana e Cachoeira).
Poder Público Municipal: Diversas Secretarias (SEMGE, SEMIT, SEMOP, SEMAN, SMS, SECOM), Prefeitura Bairro, Diretoria de Iluminação Pública.
Poder Judiciário e Ministério Público: Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e Ministério Público da Bahia (MPBA).
Educação e Saúde: Uninassau e Hospital Municipal de Salvador.
Setor Privado e Sociedade Civil: Associação Comercial da Bahia, Esporte Clube Bahia, Rádio Sociedade e outras entidades.
Representação Política: Deputado Federal, Presidente da Câmara dos Vereadores e Vereadores.