Bahia Brasil
domingo 13 de julho de 2025

Jerônimo tenta viabilizar projeto de VLT até Alagoinhas

Governador conversou com Dilma Rousseff, presidente do banco dos BRICS, sobre o tema

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) revelou, na manhã desta terça-feira, 20, que teve uma conversa com a ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff (PT), atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, na China, para falar de financiamentos para alguns projetos estruturantes na Bahia.

Um dos projetos tratados por Jerônimo junto a Dilma foi a construção de um VLT, saindo de Salvador, passando por Simões Filho, Camaçari e chegando em Alagoinhas. Segundo o governador, já há verbas aprovadas no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para a elaboração desse projeto e, passada essa fase, será preciso ter recursos para a construção do modal.

“Nós já temos um dinheiro aprovado no PAC agora, para elaborar esse projeto. É um VLT até Alagoinhas. A gente tem feito um estudo sobre viabilidade econômica, carregando as pessoas de Simões Filho, de Camaçari. Já temos dinheiro no PAC para iniciar o projeto e já estou negociando com os bancos a possibilidade de, daqui a um ano, um ano e meio, dois anos, a gente pautar a viabilidade”, disse o petista.

A ideia é que Dilma consiga liberar, em Xangai, diretamente do banco gerido pelo grupo de países emergentes conhecido como BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o dinheiro necessário para que a obra possa ser realizada nos próximos anos.

O projeto já é estudado pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) há pelo menos dois anos, com o nome de “VLT Metropolitano”. O plano inicial era que o modal conectasse de maneira mais eficiente os municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Entretanto, Jerônimo solicitou que os estudos incluíssem a possibilidade de ir ainda mais longe, chegando até Alagoinhas.

Caso a viabilidade do projeto seja comprovada, ele ampliará ainda mais o traçado do VLT que está sendo construído em Salvador, com 36,4 km divididos em três trechos: o primeiro entre a Calçada e a Ilha de São João; de Paripe a Águas Claras; e de Águas Claras à orla de Piatã.

VLT que está sendo construído em Salvador pode ser levado até Alagoinhas – Foto: Reprodução | GOVBA

 

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *