Presidente ainda elogiou nome do ministro da Casa Civil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira, 8, em meio ao imbróglio envolvendo a montagem da chapa majoritária na Bahia para as eleições de 2026, que não vai impedir que ministros do seu governo com potencial de garantir uma vaga no Senado, por exemplo, lancem candidaturas próprias ao pleito do próximo ano.
“Quem quiser ser candidato será liberado para ser candidato. Eu não vou impedir o surgimento de novas lideranças do Brasil. O Brasil precisa muito. E, na Bahia, Rui é uma liderança extraordinária“, disse o petista à Piatã FM.
No estado, a situação envolve o ex-governador Rui Costa (PT), atual ministro da Casa Civil. Em diversas entrevistas, o petista já afirmou que colocou o nome à disposição de Lula para disputar um vaga na Casa Alta pela Bahia.
Em 2026, o estado vai eleger dois senadores. Na base governista, Jaques Wagner (PT-BA) vem ressaltando que não abre mão da sua candidatura, pois, conforme o próprio, o partido deseja que ele tenha um novo mandato.
O imbróglio, então, está com relação ao senador Angelo Coronel (PSD), que também vem afirmando que pretende uma recondução à Casa e uma chapa “puro-sangue” — com nomes apenas do PT — elevaria a insatisfação dentro do grupo comandado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Crédito Foto: Igor Estrela / Metrópoles