Bahia Brasil
quarta-feira 30 de julho de 2025

Nelson Pelegrino assume importante cargo no TCM‑BA

Pelegrino seguirá no novo cargo até março de 2027

O conselheiro Nelson Pelegrino foi eleito como vice-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM) nesta quinta-feira, 10, após a saída do conselheiro Mário Negromonte na quinta passada, 3.

Pelegrino foi conduzido para o cargo por unanimidade, em votação feita durante sessão plenária de hoje. O mandato do ex-deputado federal no cargo segue até o mês de março de 2027.

O novo posto abre caminhos para que ele ganhe força para presidir a Corte. Atualmente, a presidência está sob comando do conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, eleito para o biênio 2025-2027.

Saída de Mário Negromonte

O conselheiro Mário Negromonte deixou o TCM-BA na quinta-feira passada, 3, em razão da aposentadoria compulsória imposta aos servidores de 75 anos.

O conselheiro, agora aposentado, passou 11 anos na Corte e será substituído no cargo por um integrante do Ministério Público de Contas a ser escolhido pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e aprovado pela Assembleia Legislativa (ALBA).

Mudanças nas estruturas do TCM

Na mesma sessão que elegeu Pelegrino, os conselheiros decidiram que a direção da Escola de Contas do TCM – que era por ele comandada – fosse acumulada pelo presidente da Corte, até a nomeação do novo membro.

Já a corregedoria geral fica a cargo do conselheiro Plínio Carneiro Filho. O conselheiro Paulo Rangel preside a 1ª Câmara; o conselheiro Ronaldo Sant’Anna a 2ª Câmara; e a conselheira Aline Peixoto a Ouvidoria.

Mesa Diretora do TCM-BA – Foto: Divulgação | TCM-BA

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *