Bahia Brasil
quarta-feira 1 de outubro de 2025

Vice-governador abre Outubro Rosa em evento na Fonte Nova

O Governo da Bahia deu início, nesta quarta-feira (1º), à edição 2025 da campanha Outubro Rosa, com uma grande mobilização pela prevenção e combate ao câncer de mama. A abertura, realizada às 7h, na Arena Fonte Nova, em Salvador, contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior e da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

Durante o evento, foi anunciado que o Estado vai ofertar 40 mil mamografias ao longo do mês de outubro, direcionadas a mulheres de 40 a 69 anos. Os exames devem ser agendados previamente pelo site ba.gov.br.

“A campanha do Outubro Rosa é uma ação concreta para salvar vidas de milhares de mulheres. Estamos garantindo acesso ao diagnóstico precoce e ampliando a rede de prevenção em todo o estado, envolvendo os hospitais regionais e todas as policlínicas espalhadas pelo estado. Hoje, as mulheres com agendamento na Fonte Nova tiveram garantida a gratuidade no metrô”, destacou o vice-governador Geraldo Júnior.

Em Salvador, os exames serão realizados em carretas móveis com capacidade média de 150 procedimentos por dia, estacionadas em bairros estratégicos como Nazaré, Cajazeiras, Pau da Lima, Ondina, Piatã, entre outros. Já no interior, as 24 Policlínicas Regionais estarão mobilizadas para atender as mulheres que realizarem agendamento via secretarias municipais de Saúde.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a Bahia deve registrar 4.230 novos casos de câncer de mama em 2025, sendo a neoplasia que mais atinge mulheres no estado. Até 18 de setembro deste ano, já foram contabilizados 912 óbitos e 2.842 internações pela doença.

“Esses números reforçam a importância de iniciativas como o Outubro Rosa. A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para reduzir a mortalidade e garantir qualidade de vida às mulheres”, afirmou a secretária Roberta Santana.

O calendário completo das carretas de atendimento em Salvador pode ser acessado no site www.saude.ba.gov.br.

Foto: Carlos Alberto

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *