Bahia Brasil
quinta-feira 22 de janeiro de 2026

Zé Cocá sinaliza filiação ao PSB após encontro político

O prefeito de Jequié, Zé Cocá, hoje filiado ao PP, confirmou nesta quarta-feira (21), durante encontro com o secretário estadual de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, que aceitará o convite para ingressar no PSB. A legenda, na Bahia, é comandada pela deputada federal Lídice da Mata. 

A movimentação, tratada como estratégica no Palácio de Ondina, é considerada peça-chave no projeto do governador Jerônimo Rodrigues (PT) para dar maior musculatura ao PSB dentro da base aliada. A ideia é consolidar um partido sobre o qual o governo possa exercer influência direta, em lógica semelhante à articulação conduzida pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), no fortalecimento do Avante.

Cocá foi convidado publicamente a se filiar no PSB pelo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Andrade, prefeito de Andaraí ligado a Lídice e muito próximo do pepista. A princípio, ele não entra na legenda com a intenção de disputar espaço na chapa majoritária de Jerônimo. Ainda assim, seu nome seguirá à disposição do grupo, sobretudo para a posição de vice, como já foi cogitado. 

Nos bastidores, a negociação envolveu, sobretudo, um robusto pacote de investimentos do governo do Estado em Jequié e região, que pode chegar a R$ 600 milhões, com parte das obras prometidas em execução. 

Com isso, Cocá, que apoiou ACM Neto (União) na última eleição para o Palácio de Ondina e chegou a ser citado pelo ex-prefeito de Salvador como um forte candidato a ocupar uma posição na chapa oposicionista este ano, espera ganhar ainda mais capital político para emplacar o sucessor em 2028, ampliar a influência no Médio Rio de Contas e chegar ao pleito de 2030 bem situado para concorrer em alguma posição na majoritária. 

Além do prefeito, também irão migrar para o PSB cinco deputados estaduais, sendo quatro atualmente no PP e críticos da federação nacional da sigla com o União Brasil: Hassan Iossef, aliado direto de Cocá, Niltinho, Eduardo Sales e Antonio Henrique Júnior. O quinto nome é Vitor Bonfim, único do grupo que planeja disputar uma vaga na Câmara Federal; os demais tentarão a reeleição à Assembleia.

Vitor Bonfim e Hassan Iossef, inclusive, participaram da reunião desta quarta entre Cocá e Loyola, realizada na Governadoria. O secretário articula, ao lado de Lídice e dos futuros novos filiados, a realização de um grande ato político para anunciar oficialmente as adesões, antes mesmo da abertura da janela partidária. A expectativa é que Cocá leve para o PSB um grupo de quase 20 prefeitos, número que pode passar dos 30 com a adesão dos deputados estaduais.

Com esse movimento, o PSB passará a ocupar a terceira maior bancada governista na Assembleia Legislativa da Bahia, saltando de dois para sete deputados, ficando atrás apenas do PT, com nove, e do PSD, com oito. Atualmente, a sigla socialista é representada por Fabíola Mansur e Soane Galvão.

Fabíola Mansur, porém, deve deixar o mandato com o retorno do deputado licenciado Angelo Almeida, que comanda a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e deixará o posto no fim do mês, dentro da reforma administrativa anunciada por Jerônimo. Caso não haja uma solução política para sua permanência na Assembleia, a deputada tende a deixar o PSB.

Foto: Divulgação

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *