Bahia Brasil
quinta-feira 29 de janeiro de 2026

Ivana Bastos saúda os 66 anos de Iramaia

O município de Iramaia celebrou, nessa quarta-feira (28), 66 anos de emancipação política. A data foi registrada pela presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, em moção de congratulações inserida na ata dos trabalhos da Casa do Povo.

No documento, a chefe do Parlamento baiano ressaltou as belezas naturais da cidade, afirmando que “Iramaia não é apenas um dos mais ricos cenários do Estado para a prática do ecoturismo. É também uma das localidades mais aprazíveis”.

No documento, a deputada ainda ressaltou momentos históricos que marcaram o município, como relatos de que a região teria sido habitada pela tribo Maia e, durante a passagem da Coluna Prestes (1924-1927), uma indígena teria se juntado ao movimento político-militar liderado por Luís Carlos Prestes e Miguel Costa, fato que, segundo a tradição local, provocou a indignação da tribo e deu origem ao nome Iramaia, associado à “Ira da etnia Maia”, embora essa versão não possua comprovação documental.

A presidente da ALBA diz ainda que a história Iramaia se entrelaça com a riqueza ecológica do município, marcada pelo potencial para o ecoturismo, esportes de aventura e turismo religioso. “A trajetória de Iramaia desperta o interesse em conhecer melhor suas origens, em diálogo constante com suas paisagens naturais”, afirmou.

Integrante do Território de Identidade Chapada Diamantina e situada na Serra do Sincorá, a cidade abriga importantes atrativos, como a Serra da Raposa e a Gruta do Bom Jesus, esta última, reconhecida como destino de romaria e parte significativa da cultura local.

“Pelo exposto, presto esta justa homenagem a Iramaia. Saúdo toda a sociedade iramaiense, bem como suas instituições e entidades de classe, na data em que o município celebra seus 66 anos de emancipação política”, declarou a deputada.

Foto: VannerCasaes/AgênciaALBA

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *