Bahia Brasil
sábado 4 de janeiro de 2025

Candidatos à Prefeitura de Itabuna participam de debate

Debate entre os candidatos à Prefeitura de Itabuna foi mediado pelo jornalista Fernando Sodake, da TV Bahia

Os cinco candidatos à Prefeitura de Itabuna participaram, na noite desta quinta-feira (3), do último debate da disputa eleitoral realizado pela TV Santa Cruz, no sul do estado. Os postulantes Augusto Castro (PSD), Chico França (PL), Isaac Nery (PDT), Pancadinha (Solidariedade) e Professora Cleonice Monteiro (REDE) foram convidados porque os partidos, federações e coligações possuem o mínimo de cinco representantes no Congresso Nacional. A mediação foi realizada pelo jornalista Fernando Sodake, da TV Bahia.

Este foi o último confronto de ideias entre os políticos antes do primeiro turno das eleições municipais.

O debate teve cerca de duas horas e foi divido em quatro blocos: o primeiro com temas livres; o segundo com perguntas entre os candidatos, com temas determinados; o terceiro com perguntas entre os candidatos, com temas livres. O último bloco voltou a ter perguntas entre os candidatos, com temas determinados, além das considerações finais.

1º Bloco

No primeiro bloco do debate, os candidatos fizeram perguntas entre si, com temas livres. Professora Cleonice Monteiro (REDE) foi a primeira na dinâmica. Ela escolheu o candidato Isaac Nery (PDT) e perguntou sobre melhorias na educação.

O segundo a perguntar foi o candidato Fabrício Pancadinha (Solidariedade). Ele indicou o candidato Augusto Castro (PSD) e questionou sobre a prestação de contas do período em que a cidade sofreu com a enchente, já que ele mesmo esteve auxiliando a população no momento em que precisavam.

Augusto Castro (PSD) foi o terceiro candidato a fazer perguntas no debate e escolheu a Professora Cleonice Monteiro (REDE). Ele perguntou sobre os investimentos que a candidata iria fazer na saúde e da necessidade de construção de novas Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Isaac Nery (PDT) foi o quarto candidato a fazer perguntas. Ele escolheu o candidato Chico França (PL) e questionou sobre a pavimentação asfáltica. O candidato disse que a cidade precisa de uma melhor estrutura e a inserção de asfalto de qualidade.

Por fim, o candidato Chico França (PL), que foi o quinto do bloco a fazer perguntas. Ele escolheu o candidato Fabrício Pancadinha (Solidariedade) e pediu que explicasse sobre as melhorias na educação.

2º Bloco

No segundo bloco do debate, os candidatos responderam perguntas com temas determinados sorteados pelo mediador. Por ordem de sorteio, o primeiro candidato foi Isaac Nery. Ele direcionou para Fabrício Pancadinha a pergunta e o tema foi ‘Saúde’.

Por sua vez, o candidato Fabrício Pancadinha foi o segundo a perguntar e ele escolheu Augusto Castro para responder sobre os investimentos e melhorias na ‘Educação’. Ele ainda citou os precatórios para os professores, a reforma das escolas e construção das creches.

A Professora Cleonice Monteiro escolheu Chico França para o embate e o tema sorteado foi ‘Meio Ambiente’. A candidata perguntou de que forma o candidato pretendia melhorar a questão da cidade e destacou a falta de saneamento em algumas localidades.

O candidato Augusto Castro perguntou para Professora Cleonice Monteiro sobre ‘Segurança Pública’, o tema foi definido por sorteio. Ele disse que a cidade fez investimentos em segurança, melhorando o índice de violência na cidade e queria saber o que seria acrescentado.

Fechando o bloco, Chico França escolheu o candidato Isaac Nery para falar sobre o tema ‘Cultura e Lazer’ definido em sorteio. Chico disse que a cidade não tem investimentos na área e que realiza uma festa com custos altos. Ele perguntou como o candidato faria investimentos na cultura da cidade.

3º Bloco

No terceiro bloco, os candidatos novamente fizeram perguntas entre si, com temas livres. Quem abriu o bloco foi o candidato Pancadinha que perguntou para Augusto como ele utilizou o dinheiro do empréstimo adquirido pelo município, destacando que a cidade precisa de mais atenção com o saneamento básico.

O segundo a perguntar no bloco foi Isaac que escolheu Augusto. Ele apresentou dados e a quantidade de contratados na prefeitura. Foi citado ainda os valores gastos com a folha de pagamento do município. Diante disso, o candidato questionou a necessidade de tantos nomes contratados na gestão.

Em seguida, Augusto escolheu Cleonice e falou sobre os investimentos feito na cidade. Ele perguntou como ela investiria no saneamento, destacando o projeto que tem para investimento e melhoria no abastecimento de água.

Já o candidato Chico fez pergunta para Pancadinha. Ele questionou como, se eleito, o candidato governaria a cidade já que fez coligação com partidos que divergem entre si.

Fechando o terceiro bloco, a candidata Cleonice direcionou a pergunta para Chico França. Questionado, ele precisou responder sobre como melhorar a estrutura da cidade, uma vez que a mesma, precisa de atenção em diversas áreas.

4º Bloco

No quarto e último bloco voltou a ter perguntas entre os candidatos, com temas determinados, além das considerações finais. O candidato Pancadinha perguntou para Augusto sobre ‘Mobilidade’. Ele citou que a cidade precisa de melhorias nas principais vias de acesso.

Já a candidata Cleonice, que escolheu Augusto, solicitou uma resposta sobre ‘Infraestrutura’, tema sorteado pelo mediador. Ela relembrou da enchente e perguntou o que candidato faria para que as áreas afetadas não sofressem com uma nova catástrofe.

O candidato Augusto escolheu Chico para responder sobre o tema ‘Esgotamento Sanitário’. Ele questionou ao concorrente como faria para dar continuidades as melhorias que estão sendo feitas na cidade.

O candidato Chico escolheu Pancadinha para responder sobre o tema da ‘Geração de Empregos’. Ele perguntou como o candidato faria para aumentar os índices e trazer mais empresas e renda para a população.

Fechando o quarto bloco, Isaac escolheu Pancadinha para falar sobre o tema ‘Abastecimento de Água’. Isaac disse que a cidade sofre com a falta de água e que ela necessita de uma atenção da gestão. Por isso, questionou que, se eleito, o que o adversário teria condições de sanar diante desse problema.

Considerações finais

Nas considerações finais, cada candidato teve 30 segundos. A ordem das falas foi definida em sorteio prévio com as assessorias dos candidatos.

O primeiro a falar foi Augusto Castro. Ele agradeceu a confiança do povo Itabunense. “Agradeço a Itabuna a oportunidade de estar hoje prefeito. É a nossa confiança principal, é a confiança do nosso povo. Eu tenho certeza de que Itabuna não vai dar um passo atrás. Vamos votar essa semana no 55, para fazer ainda mais por Itabuna. Na parceria, pensando nas pessoas, pensando nos investimentos. Eu estou muito motivado, estou muito feliz. Itabuna, 55, todo mundo de azul, no domingo.”

O segundo candidato a fazer as considerações finais foi Fabrício Pancadinha. Ele também agradeceu a população e citou que se eleito será o primeiro prefeito preto da cidade. “Agradeço nosso grandioso Deus vivo… Aqui a gente está para defender a casa de vocês, mas eu tenho certeza que nesse domingo a população vai escolher o 77 nas urnas, porque temos que acabar com esse grande sistema. O mesmo Deus que deu a vitória de Davi contra o grande Golias, é o mesmo Deus que vai me dar a vitória na cidade de Itabuna, vai ser o primeiro prefeito preto da cidade de Itabuna.”

Isaac Nery fez as considerações em terceiro lugar. Ele falou das precariedades da cidade e convocou os eleitores. “A palavra Deus disse que a mentira é do diabo… Mas, eu quero pedir ao Espírito Santo que possa descer sobre você agora, que está do outro lado, que te dê discernimento, olha nos meus olhos, veja quem está mais capacitado para resolver o problema da saúde, educação e com honestidade venha com 12, venha com o doutor, e Itabuna está doente, precisa de um médico para receitar a cura da doença.”

A Professora Cleonice Monteiro foi a penúltima candidata a fazer as considerações finais. Ela agradeceu aos eleitores e citou um trecho da Bíblia.

“Quero agradecer primeiramente a Deus e dizer aos irmãos, todos os eleitores, que reflitam na palavra  Êxodo 20, para que possamos realmente escolher uma pessoa certa para administrar a nossa cidade, uma cidade edificada na rocha. Agradeço ao meu esposo e a todos os ouvintes da TV Santa Cruz.” 

O último candidato a fazer as considerações finais, por ordem de sorteio, foi o candidato Chico França. Ele agradeceu à família e citou as alianças que possui. “Agradeço a Deus, agradeço à família, agradeço a todos que participaram comigo nesse movimento cívico. Tenho a certeza de que eu sou o único candidato da direita, conservador, candidato de Bolsonaro, candidato que defende a família, que é contra a droga. Eu, sim, percorrendo toda a cidade, vi os anseios do povo e com certeza, dia 6, vote com confiança, vote Chico França, vote 22.”

Candidatos de Itabuna participam de debate na TV Santa Cruz. Foto: Nanci Souza/iBahia

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *