A bancada baiana na Câmara Federal se reuniu, esta semana, em Brasília, com o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), candidato à presidência da Casa. O encontro, realizado na quarta-feira (04), contou com a presença de 18 dos 39 parlamentares da Bahia. As ausências mais sentidas foram a dos líderes do União Brasil e do PSD, Elmar Nascimento e Antonio Brito, respectivamente, que não conseguiram se viabilizar na disputa contra o próprio Hugo.
Como os partidos dos deputados presentes na reunião já declararam apoio a Hugo, o encontro foi basicamente para tratar de procedimentos internos da própria Câmara. O sucessor do atual presidente Arthur Lira (PP-AL) prometeu, por exemplo, distribuir de forma mais equilibrada as relatorias dos projetos e rever também os horários de início da ordem do dia, conforme solicitado pelo deputado José Rocha (União).
Apesar da ausência do líder do partido, outros deputados do União Brasil pela Bahia foram à reunião, a exemplo do próprio José Rocha, de Leur Lomanto Júnior e de Paulo Azi – os três, no entanto, não ficaram até o momento da foto, no final.
Elmar ainda não digeriu o fato de ter sido preterido pelo ex-amigo Arthur Lira na disputa pela sucessão na Câmara – o pepista que lançou Hugo, hoje com o aval do Planalto e da maioria dos partidos e parlamentares – e segue numa disputa interna com os caciques do União Brasil, entre eles o vice-presidente nacional, ACM Neto, pois deseja que a legenda apoie a reeleição do presidente Lula (PT), tese que hoje não tem maioria nem na própria bancada.
Do PSD, estiveram presentes na conversa da bancada baiana com Hugo os deputados Diego Coronel, Gabriel Nunes e Paulo Magalhães. Brito alegou compromisso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para justificar a ausência.
“Discutimos prioridades importantes para o Brasil e a Bahia, reafirmando nosso compromisso com pautas que tragam desenvolvimento e justiça social para nossa gente”, disse a coordenadora da bancada baiana, deputada Lídice da Mata (PSB).
Além dos deputados já citados, também estiveram presentes na reunião com Hugo Motta os deputados Valmir Assunção (PT), Diego Coronel (PSD), Alice Portugal (PCdoB), Zé Neto (PT), Jonga Bacelar (PL), Daniel Almeida (PCdoB), Leo Prates (PDT), Rogéria Santos (Republicanos), Raimundo Costa (Solidariedade), Adolfo Viana (PSDB) e Pastor Sargento Isidório (Avante).
“Foi uma conversa muito positiva. Alinhamos algumas questões sobre o funcionamento da Câmara, algumas mudanças que o próximo presidente pretende implantar, e também defendemos os interesses dos baianos, claro. Eu sou Hugo Motta desde criancinha”, brincou Jonga.
Foto: Divulgação