Apoio: A 5ª edição da iniciativa arrecada mechas de cabelo para confecção de perucas destinadas a pacientes oncológicas. Urnas estão distribuídas nas sedes da SSP, SPREV, unidades do DPT e em outros pontos.
Para promover a autoestima das pacientes oncológicas atendidas pelo SUS por meio de um gesto de amor e cuidado, a Secretaria da Pública, por meio da Superintendência de Prevenção à Violência (SPREV), lançou a campanha Ligadas por Fios 2024. Desta sexta-feira (18) até domingo (20), o Shopping da Bahia recebe uma série de iniciativas voltadas para o autocuidado feminino em alusão ao Outubro Rosa.
Realizada em parceria com o Instituto Amor em Mechas, Hospital da Mulher, Shopping da Bahia e UniFTC, a campanha Ligadas por Fios arrecada mechas de cabelo para confecção de perucas que serão destinadas a pacientes oncológicas atendidas pelo SUS. Turbantes, lenços e bonés novos também são aceito para ajudar a formatar o ‘kit do amor’, composto por uma peruca e acessórios que serão entregues a mulheres em tratamento.
Ao longo do mês de outubro, urnas distribuídas na sede da Secretaria da Segurança Pública, da Sprev/SSP, em todas as unidades do Departamento de Polícia Técnica, nos campi da Rede UNIFTC/Unex e na Loja Amávia Afro estarão recebendo doações.
No lançamento realizado no início da tarde de hoje, com a participação do subsecretário da SSP, Marcel de Oliveira, e da secretária de Saúde, Roberta Santana, dois kits produzidos na última edição da campanha foram entregues.
“Este evento é a expressão do que é o cuidado. As duas mulheres que receberam estes kits são vencedoras, merecem ser parabenizadas pela coragem. Elas nos mostram que as pessoas vencem quando recebem a atenção e o cuidado devidos e são abraçados pelos órgãos de saúde. São essas histórias que precisamos reverberar. Os meios de se curar existem e a informação também, cabe a cada um de nós ser multiplicador”, afirmou o subsecretário.
Até domingo, uma grande urna seguirá no local do evento, no 3º andar do Shopping da Bahia, e, a partir de segunda-feira, estará na loja da Amávia, no 2º piso, para o recebimento das mechas. No período, rodas de conversa, feira de saúde, espaço de beleza, área educativa infantil, apresentações artísticas de teatro e música são promovidas com o apoio das instituições parceiras.
Solidariedade e sororidade
A tenente-coronel PM Denice Santiago, superintendente de Prevenção à Violência, explicou que a campanha, além de fornecer informações e instruções sobre o autocuidado em relação ao câncer de mama e realizar a doação de ‘kits do amor’, também visa ajudar emocionalmente quem está enfrenta a doença.
“Eu fui paciente oncológica em 2015 e tenho um carinho especial por esta campanha. Eu sei o quanto o processo de quimioterapia nos deixa abatida e entristecida, mas eu tinha uma rede de apoio. Eu acho que esta é a grande questão, é você ter uma rede de apoio que não te desampara ao seu lado. A Ligadas Por Fios faz isso, cada mecha de cabelo é um pedacinho de cada pessoa que está junto de nós, nos fortalecendo”, contou a oficial da PM.
O lançamento da quinta edição da Ligadas por Fios foi um momento marcante para Marina Almeida, paciente oncológica do Hospital da Mulher. “Já perdemos tanto ao longo do tratamento, tendo que lidar com os sintomas físicos e com o diagnóstico, além da perspectiva de poder perder a mama, e este evento promove o resgate da nossa autoestima, porque o cabelo mexe com ela. Trabalhar de lenço traz um estigma grande, as pessoas sentem pena e isso impacta nos sintomas. Este evento é fundamental para aumentar nossa segurança”, disse.
Ao reconhecer a importância do momento por ter sido paciente oncológica, a advogada e criadora de conteúdo sobre o tema Hélica Souza saiu da cidade de Barreiras para trazer uma mecha de seu cabelo e de pessoas que acompanharam sua trajetória.
Fotos: Vitor Barreto/SSP