O governador Jerônimo Rodrigues (PT) ressaltou a condução do Tribunal de Contas da União (TCU) no processo de aquisição dos trens do Mato Grosso (MT) para o VLT do Subúrbio de Salvador. Ele considera que esse foi um processo que está contribuindo para que o empreendimento, que está atrasado, saia do papel em 2026.
Uma negociação semelhante acontece com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) em relação à Ponte Salvador- Itaparica. Jerônimo destacou que o TCE irá moderar interesse do Consórcio Chinês com o Governo do Estado. Ele lembrou que com a pandemia houve um desgaste no orçamento, com aumento de custos do projeto, e isso gerou um imbróglio. “Não estava havendo consenso”, afirmou.
Jerônimo espera chegar, essa semana, há um consenso final sobre o impasse envolvendo o empreendimento. Inclusive, ressaltou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá receber este mês de novembro o presidente chinês Xi Jinping. A expectativa do governador é que, em março do ano que vem, se encerrem as sondagens do empreendimento.