Parlamentar afirmou que a atitude do agente é inaceitável e exige investigação rigorosa
A vereadora de Salvador, Marta Rodrigues (PT), criticou a ação de um guarda municipal que atirou contra um jovem durante uma abordagem no Pelourinho, um dos principais pontos turísticos da cidade. A parlamentar afirmou que a atitude do agente é inaceitável e exige investigação rigorosa.
“Não podemos aceitar de forma alguma a postura do agente da Guarda Municipal que, hoje, disparou na direção do rosto de um homem no Pelourinho durante uma abordagem. Além de proteger o patrimônio público, a GCM tem a função de garantir o respeito aos direitos de toda a população”, afirmou Marta Rodrigues.
A vereadora também criticou o que considerou uma “ação truculenta” do guarda, que ocorreu em uma área de grande circulação de turistas e moradores. “Uma ação truculenta como essa mostra, em pleno ponto turístico da cidade, um despreparo que não podemos deixar passar. Esperamos que a instituição investigue com rigor o acontecido para evitar episódios semelhantes”, completou.
O que diz a GCM
Em nota, a Guarda Civil Municipal informou que os agentes faziam patrulha de rotina, quando foram acionados após receberem informações de que um grupo vendia entorpecentes no local. O comunicado diz que o disparo foi feito para dispersar um homem que se aproximava constantemente da equipe de forma agressiva.
Após a repercussão do caso, a GCM comunicou o afastamento do agente no trabalho nas ruas e informou que é um procedimento padrão no órgão. “Todo GCM envolvido em qualquer situação com disparo de arma de fogo é direcionado para acompanhamento com psicólogo e reciclagem. Logo, o guarda fica em atividade administrativa. Nesse caso, há acompanhamento da Corregedoria”.
Foto: Assessoria Marta Rodrigues