Petista aparece com 46,3% das intenções de voto, enquanto candidato do PSB soma 43,6%
Nayara de Dió (PT) lidera a disputa pela Prefeitura de Retirolândia com 46,3% das intenções de voto, mas está tecnicamente empatada com Guene (PSB), que soma 43,6%. Os números foram auferidos no cenário estimulado da pesquisa Ipap divulgada nesta segunda-feira (16).
Outros 7,2% não souberam responder, enquanto votos brancos e nulos somam 2,9%.
O levantamento ouviu 596 eleitores, entre os dias 2 e 5 de setembro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou menos. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BA-01367/2024.
No cenário estimulado, a ex-presidente da Câmara Municipal também aparece na dianteira, com 46,3% . Guene (PSB) marca 43,6%.
No cenário espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, a ex-presidente da Câmara local também figura na ponta, com 44,8% das intenções de voto. Guene tem 41,4%. Impossibilitado de tentar um novo mandato, uma vez que já que foi reeleito, o prefeito Vonte do Merim é citado por 0,2% dos entrevistados.
Quando questionados sobre a certeza de voto, 79,7% dos eleitores dizem que a decisão é definitiva, enquanto outros 20,3% afirmam que podem mudar de voto.
Rejeição
Nayara e Guene também aparecem empatados na margem de erro na rejeição. A petista é rejeitada por 27,2%, e o candidato tem 26,9% de rejeição. Outros 23,3% afirmam que podem votar em qualquer candidato.
O prefeito Vonte do Merim teve sua gestão avaliada no levantamento. O gestor tem aprovação de 86,4% ótima ou boa, e uma aprovação total de 92%. Outros 9,2% apontam a gestão como regular, e apenas 3,7% afirma que a gestão é ruim ou péssima. Outros 0,7% não quiseram ou não souberam responder.
O levantamento ouviu 596 eleitores, entre os dias 2 e 5 de setembro. A margem de erro é de 4,0 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa, registrada no TSE sob o código BA-01367/2024, tem 95% de nível de confiança.
Influência do voto
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) lidera como cabo eleitoral nas eleições municipais de Retirolândia. De acordo com o levantamento Ipap feito em parceria com o Política ao Ponto, 51,3% dos eleitores dizem acreditar que o próximo prefeito do município deve ser aliado ao petista.
Outros 19,6% acham melhor que o próximo prefeito de Retirolândia seja um aliado de ACM Neto (União Brasil), candidato derrotado ao governo em 2022. Para 24,7% dos entrevistados, o melhor seria um prefeito ‘independente’, enquanto outros 4,4% não quiseram ou não souberam responder.
Quando questionados sobre a influência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 60,7% dos entrevistados preferem que o próximo prefeito seja alinhado ao líder petista, enquanto 10,9% preferem alguém próximo ao seu antecessor no Planalto.
Outros 24,5% acreditam que o melhor seria um prefeito independente, e 3,9% não quiseram ou não souberam responder.
Foto: Raimundo Mascarenhas