Bahia Brasil
segunda-feira 13 de janeiro de 2025

Prefeitura de Jacobina decreta estado de emergência na saúde

Medida foi necessária diante da grave situação herdada pela administração anterior, segundo denúncia da atual gestão da cidade

A Prefeitura de Jacobina, no norte baiano, declarou estado de calamidade pública na saúde municipal. O decreto foi assinado pela prefeita Valdice Castro (PMB) na última terça-feira (2) e, segundo a chefe do Executivo, foi necessária diante da grave crise herdada pela gestão anterior. 

O decreto de emergência acontece após o fechamento do Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho e em meio a denúncias de precariedade nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e falta de condições mínimas para o atendimento à população.

O decreto permite que o município tome providências urgentes para garantir a continuidade e a melhoria dos serviços de saúde. As ações são previstas para até 180 dias (prorrogáveis pelo mesmo período) desde a publicação no Diário Oficial. A prefeitura informou que irá adquirir insumos e equipamentos indispensáveis, além de retomar serviços que foram comprometidos.

“Encontramos um cenário alarmante no sistema de saúde, com falta de médicos, insumos e equipamentos fundamentais, além de contratos vencidos que comprometem a manutenção de serviços básicos”, diz, em nota, a assessoria do município. 

Imagens mostram o Laboratório Municipal de Jacobina com insumos bagunçados e a sede da Secretaria de Saúde em más condições, a exemplo de banheiro com sanitário quebrado. 

O ex-prefeito do município, Tiago Dias (gestão de 2021-2024), negou as denúncias. “Nossa transição de governo ocorreu de forma tranquila e acompanhada passo a passo pela equipe de transição da atual prefeita para garantir a continuidade dos serviços governamentais”, declarou. 

Ele postou uma série de fotos com o escritório limpo e disse que “não há mais espaço para inverdades nos dias atuais”. Depois agradeceu à população pela confiança. A reportagem procurou o político para ter um esclarecimento sobre as denúncias específicas na área da saúde, mas não recebeu retorno até a última atualização da matéria.

Prefeitura denuncia más condições em instalações sanitárias Crédito: Reprodução

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *