Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Texto: Gilvan Santos / Secom PMS
O Salvador Acolhe, serviço da Prefeitura de Salvador voltado para os filhos de trabalhadores do Carnaval, bateu recorde e atendeu 601 crianças e adolescentes nesta segunda-feira (16), penúltimo dia oficial de festa. Eram 600 vagas disponíveis para este ano. O programa surgiu em 2024, quando 470 filhos de ambulantes foram acolhidos. De lá para cá, o crescimento foi de 28%.
Na prática, o programa oferece espaços para atender os filhos dos ambulantes e catadores credenciados para o Carnaval. Enquanto os pais trabalham, eles são cuidados por uma equipe multidisciplinar em escolas próximas aos circuitos oficiais da folia.
São acolhidos crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos, em locais que contam com berçário, áreas de descanso, atividades educativas, lazer, refeições diárias, entre outros serviços, tudo de forma gratuita. O acolhimento funciona 24h, até a Quarta-feira de Cinzas.
A secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo, disse que ultrapassar as 600 vagas mostra a confiança do público alvo no Salvador Acolhe e na Prefeitura.
“Esse recorde é reflexo de uma gestão que trata a proteção das crianças como prioridade e que faz política pública com responsabilidade e presença. É um trabalho de muitas mãos, com parcerias, órgãos públicos e equipes que atuam 24 horas por dia, com muita dedicação, para garantir que cada criança se sinta segura, acolhida e confortável enquanto mães e pais trabalham nos sete dias oficiais de Carnaval”, afirmou.
A vice-prefeita Ana Paula Matos destacou a importância do serviço principalmente para mães solo e lembrou que a Prefeitura também forneceu transporte gratuito e alimentação para os ambulantes durante o Carnaval.
“Especialmente para as mulheres, é uma rede de apoio muito forte. A gente viu historicamente mães levando as crianças nos isopores e isso não acontece mais. A gente está aumentando ano a ano o número de vagas. Esse ano já abrimos com 600 e aumentamos a equipe no meio do percurso, justamente porque tinham muitas crianças pequenas”, afirmou a vice-prefeita.
Perfil – A Escola Hildete Lomanto, no Garcia, concentra um terço dos atendimentos. A maioria dos acolhidos tem até 6 anos (53%), e de 7 a 11 anos (31%), o que confirma a forte demanda por cuidado infantil. Os meninos são 55% dos atendidos e meninas, 45%.
Em relação ao perfil racial, 91% das crianças e adolescentes acolhidos são pretas ou pardas, e 63% recebem algum benefício social. Até o momento, foram atendidas 39 pessoas com deficiência, sendo que 51% delas têm o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
No balanço desta segunda de Carnaval, a SPMJ também registrou uma ocorrência de violência sexual e quatro casos de agressão física contra mulheres nos circuitos.
Confira o balanço de segunda de outras secretarias e órgãos municipais:
Semop – A Central de Acolhimento contabilizou 3.821 pessoas que utilizaram a estrutura disponibilizada para banho e outros serviços, reforçando o compromisso da gestão com o cuidado e a dignidade de quem trabalha e circula nos circuitos da festa. Entre os dias 13 e 16 de fevereiro, mais de 14 mil pessoas utilizaram os espaços para banho.
Saúde – A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) registrou 4.118 atendimentos entre 5h da última quinta (12) e 5h desta terça (17). Do total, 3.980 atendimentos foram realizados nos módulos instalados nos circuitos oficiais e 138 nos postos fixos do Carnaval nos Bairros, localizados no Nordeste de Amaralina, Cajazeiras X e Periperi.
Os dados indicam que 3.320 ocorrências foram de natureza clínica, o que representa 80,6% do total de atendimentos. Outros 286 atendimentos foram ortopédicos, 261 bucomaxilofaciais, 158 de enfermagem e 93 classificados como cirúrgicos.
Manutenção – As equipes da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) realizaram a limpeza de caixas de sarjeta e passagem (416 unidades), limpeza de calhas e valas (727 metros lineares) e a desobstrução e jateamento de rede (689 metros lineares). Foi realizada também a remoção de 17,6 m³ de resíduos sólidos, a sucção de líquidos acumulados (4.600 litros), a substituição/assentamento de grelhas e a recuperação de pavimentação.
Sedur – Os agentes de fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) realizaram 393 vistorias e 49 notificações nos circuitos oficiais do Carnaval. Foram apreendidas 302 bebidas e uma publicidade irregular de marcas não patrocinadoras do evento. Na fiscalização sonora, foram realizados 128 monitoramentos de trios, camarotes e palcos e 29 atividades sonoras foram desativadas.
Semob – O Expresso Salvador superou o quantitativo de passageiros transportados, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2025, o sistema havia transportado 104.610 passageiros. Já em 2026, o número subiu para 112.987, representando um acréscimo de 8%. Considerando apenas esta segunda-feira, foram transportados 21.209 passageiros.
Já o BRT Salvador transportou 27.310 passageiros no ano passado. Em 2026, o número saltou para 36.359, representando um aumento de 33%. O resultado reforça a consolidação do sistema como importante vetor de mobilidade durante o Carnaval de Salvador.
Assistência social – As equipes da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) realizaram 185 abordagens sociais, seis cadastros e 84 encaminhamentos.
Os camarotes acessíveis, voltados para idosos e pessoas com deficiência, receberam os seguintes quantitativos (incluídos acompanhantes): Campo Grande (162 pessoas), Ondina (203), Piedade (236), Periperi (02) e Cajazeiras (08).
As equipes também fizeram 3.086 abordagens diversas, 55 cadastros e identificaram 11 casos de trabalho infantil. Foram feitos encaminhamentos ao Salvador Acolhe (03), encaminhamentos diversos (24), identificadas situações de trabalho indecente (05) e situações de vulnerabilidade social (39).
Defesa do Consumidor – As equipes da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) fiscalizaram 1.889 estabelecimentos, dos quais 1.774 não apresentaram infrações. Em 114 estabelecimentos foram identificadas irregularidades, resultando em 112 notificações e 2 autuações, ambas relacionadas a prazo de validade vencido, totalizando 8 termos lavrados. As ações alcançaram ainda 37 camarotes.
O balanço aponta um aumento de 53% no número de estabelecimentos fiscalizados em relação a 2025, saltando de 1.237 para 1.889 fiscalizações em 2026. A meta inicialmente prevista de 1.576 estabelecimentos foi superada em cerca de 20%, demonstrando a ampliação e a eficiência da operação.
GCM – A Guarda Civil Municipal prendeu na segunda-feira de Carnaval dois homens que estavam com mandado de prisão em aberto. O primeiro deles estava na Praça da Sé, no Centro Histórico, quando foi identificado pelas câmeras. Ele era procurado por estelionato e associação criminosa. A segunda prisão foi por dívida de pensão alimentícia. O homem estava fantasiado dentro de um bloco carnavalesco quando foi identificado e detido.
Além disso, um homem e uma mulher foram detidos por ato obsceno, no Pelourinho, e por desacato, ocorrido na região do Centro. Um ambulante também foi detido, ao negar-se a retirar itens que estavam em desacordo com o kit padrão fornecido pela Prefeitura e tentar agredir os agentes de fiscalização.
Semit – A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit) e a Companhia Salvador de Cidade Inteligente (Smart) registraram 24.616 usuários no Conecta Salvador, a rede de wi-fi gratuita oferecida pela prefeitura. Os aparelhos realizaram 232.336 conexões, 11.689 interações no WhatsApp oficial da Prefeitura e 281 agendamentos no Salvador Digital. No total, foram 2,37 TB em tráfego de dados.
Iluminação – No circuito Dodô (Barra-Ondina), foram registradas seis ocorrências, sendo cinco de ampliação de rede e uma de apagão. No total, foram instalados sete novos projetores no circuito.
No circuito Osmar, foram registradas cinco ocorrências, todas relacionadas à manutenção do sistema de iluminação pública. Não houve registro de ocorrências de apagão. No circuito Batatinha, foram registradas duas ocorrências referentes à manutenção. Não houve registros de apagão.
Desal – Somente nas últimas horas, cerca de 5m³ de expurgos foram retirados de sarjetas (bueiros) nos bairros de Pau da Lima, Cajazeiras e Itapuã, somados aos aproximados 4m³ retirados do trecho de orla de Piatã a Itapuã. A recuperação de passeios públicos e reinstalação de piso tátil também têm sido prioridades.