Bahia Brasil
segunda-feira 10 de novembro de 2025

Wagner Moura se junta a protesto em Salvador contra PEC e Anistia

Ao lado de Daniela Mercury, ator criticou o bolsonarismo e se contrapôs a visão de que o país é uma democracia frágil e ainda jovem

O ator Wagner Moura participa, neste domingo 21, de um ato em Salvador contra a PEC da blindagem e a anistia aos condenados pela tentativa de golpe de estado.  Ao lado de Daniela Mercury no trio elétrico, o ator subiu o tom contra o bolsonarismo em discurso.

“Sem anistia. Porque foi essa lei de anistia, essa antiga, foi por causa dela que a gente teve governo igual ao que tivemos com Bolsonaro. Isso não pode acontecer nunca a mais”, disse o ator aos manifestantes. “Hoje eu acordei com vontade de falar  só coisa boa, fiquei com preguiça de falar desse congresso, de lei de desmatamento, de lei da bandidagem, dessas coisas todas horríveis.

Minha vontade é falar do momento extraordinário pelo qual passa a democracia brasileira, que é exemplo para o mundo todo. Nós sempre crescemos dizendo que a nossa democracia é frágil, jovem. Nossa democracia botou para lenhar”, destacou.

As manifestações ocorrem em mais de 40 cidades brasileiras contra a Proposta de Emenda à Constituição que amplia a imunidade dos parlamentares e um projeto de anistia que tramita no Congresso  e pode beneficiar  diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe.

Na terça-feira 16, a Câmara dos Deputados aprovou em votação-relâmpago a proposta conhecida como PEC da Blindagem, que exige que o Congresso autorize por meio de voto secreto qualquer acusação penal contra deputados e senadores.

Para valer, a proposta ainda precisa do aval do Senado. Nas redes, a PEC foi rechaçada pelos eleitores, que apelidaram de ‘PEC da bandidagem’.

 Foto: Emerson Nunes / TV Bahia

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *