SSP investe em veículos blindados para enfrentar facções no estado
As ações de criminosos na Bahia atingem também o patrimônio do estado. Nos últimos três anos, pelo menos 250 viaturas das polícias Civil e Militar foram atingidas por disparos durante operações.
Um desses casos aconteceu quando equipes da 3ª Delegacia Territorial (DT/Bonfim) passavam pelo Condomínio Santa Luzia, conhecido como Carandiru, quando foi atingida. Após o disparo, um jovem de 20 anos foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, porte ilegal de arma e associação para o tráfico.
“O número de viaturas que tem sido alvejados tem sido muito elevado, e isso mostra o animus de ataque às forças de segurança, a gente vem investindo em capacitação dos policiais, mas também compramos viaturas semiblindadas e temos investido em tecnologia”, disse o secretário da Segurança Pública (SSP), Marcelo Werner.
Em junho, polícias Militar e Civil receberam quatro veículos blindados táticos para o combate às facções. No ano passado, a Polícia Federal passou a atuar em Salvador usando veículos blindados em operações conjuntas com as forças estaduais de segurança.
Além disso, 50 policiais civis e militares foram feridos durante as ações policiais.
Viatura foi atingida por disparos no ano passado Crédito: Reprodução