Bahia Brasil
terça-feira 10 de fevereiro de 2026

Nova escola amplia educação em tempo integral em Nilo Peçanha

O Governo do Estado da Bahia inaugurou, nesta terça-feira (10), o Colégio Estadual de Tempo Integral Adelaide Souza, em Nilo Peçanha, reforçando o compromisso com a ampliação da rede estadual e com a oferta de uma educação pública mais moderna, inclusiva e de qualidade. A nova unidade recebeu investimento superior a R$ 17 milhões e passa a atender cerca de 300 estudantes, garantindo uma estrutura voltada ao desenvolvimento pedagógico, cultural e social.

Presente na inauguração, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância da entrega para o fortalecimento da educação pública no interior do Estado. “Hoje, entregamos uma escola muito especial, construída com carinho e carregada de simbolismo, fruto da luta e do sonho de muitas gerações de Nilo Peçanha. Mais do que paredes, este espaço representa oportunidade, dignidade e futuro para os nossos estudantes”, afirmou o governador.

A nova escola conta com dez salas de aula, laboratórios, biblioteca, sala multifuncional, guarita, setor administrativo e pátio coberto, além de restaurante estudantil com capacidade para 200 lugares, teatro com 200 lugares, quadra poliesportiva coberta com vestiários e subestação de energia, oferecendo um ambiente completo para o ensino em tempo integral.

A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, ressaltou que a entrega da nova unidade representa um avanço significativo para a rede estadual de ensino. “O que estamos fazendo na Bahia é uma política de educação que chega a todo o território com o mesmo padrão de qualidade. Este investimento já mostra resultados concretos, como o crescimento do acesso dos estudantes da escola pública às universidades”, destacou.

Outras entregas para a Educação do município

Além da inauguração da nova unidade escolar, o Governo do Estado realizou a entrega de dois ônibus rurais escolares para o município, fortalecendo o transporte estudantil e ampliando o acesso dos alunos da zona rural à escola. Os veículos, com capacidade para 44 estudantes cada, garantem mais segurança e conforto no deslocamento dos estudantes e representam investimentos de, aproximadamente, R$ 400 mil, fruto de recursos de emenda parlamentar e do Novo PAC do Governo Federal.  

O Governo do Estado também entregou a pavimentação asfáltica no acesso à nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Adelaide Souza, garantindo mais mobilidade, segurança e melhores condições de acesso para estudantes, servidores e a comunidade.

O governador Jerônimo Rodrigues assinou autorizações para novos investimentos no município, incluindo a celebração de convênio para a construção de uma quadra esportiva na Escola Municipal Dinah Carrilho, no povoado de São Francisco; a reforma e ampliação da Escola Municipal José Carlos Aleluia, no distrito de São Benedito; a reforma e requalificação do Centro de Cultura de Nilo Peçanha; e a celebração de convênio para a reforma do Ginásio Poliesportivo da Escola Municipal Nair Lopes Jenkins, na sede do município.

Educação que transforma o cotidiano dos estudantes

Para os estudantes, a inauguração do novo colégio simboliza mais oportunidades e melhores condições para aprender. Com espaços modernos e equipamentos adequados, a unidade passa a fazer parte do cotidiano e dos sonhos de quem estuda nela. Paula Raissa Bomfim da Silva Santos, de 17 anos, aluna da 3ª série do Ensino Médio, falou sobre a experiência de estudar na nova unidade. “Eu amei o novo refeitório, que agora é bem equipado e organizado, além de espaços como a biblioteca e as salas de estudo. Tudo isso deixa a rotina mais confortável e dá mais vontade de estar na escola”.

A estudante Ana Sophia Gomes Pereira Batista, de 16 anos, aluna da 3ª série do Ensino Médio, ressaltou como a nova estrutura vai beneficiar o cotidiano e a aprendizagem dos estudantes. “Nesta nova escola tem laboratórios de Física e Química, que antes não existiam, e agora contam com equipamentos, computadores e tablets. Ter acesso a esta estrutura amplia muito as possibilidades de aprendizagem”, afirmou.

Elisabeth Guerra – Ascom SEC

Fotos: André Fofano

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *