Bahia Brasil
sexta-feira 20 de junho de 2025

Após atentado, Força Nacional vistoria presídio de Eunápolis

Permanência da Força Nacional no presídio será por um período de 30 dias

As equipes da Força Penal Nacional (FPN), acompanharam nesta segunda-feira (2), os policiais penais do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop), durante os procedimentos de revistas na unidade prisional de Eunápolis. A FPN também conheceu todo perímetro externo do Conjunto Penal. Os policiais verificaram os acessos de visitantes, estacionamento, guaritas, posto de observação, pátio de banho de sol e celas.

Os policiais penais da Força chegaram na madrugada do último sábado (31) a Eunápolis. Os policiais foram recebidos por policiais penais do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop) e policiais penais ordinários. A medida, assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski, prevê atuação episódica e planejada da Força Penal Nacional por um período de 30 dias, com foco em apoio à gestão prisional, treinamento e capacitação das equipes locais. A operação contará com apoio logístico e supervisão dos órgãos estaduais de administração penitenciária e segurança pública, conforme previsto em convênio de cooperação firmado entre as partes.

Antes da chegada da Força Nacional houve uma operação no presídio em resposta a um atentado sofrido por um monitor de ressocialização vinculado à Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (SEAP), na última terça-feira (20). O alvo do ataque era o diretor da unidade prisional, que não estava no veículo quando ocorreu o atentado.

A atuação federal é conjunta com o órgão de administração penitenciária da Bahia, a Superintendência de Gestão Prisional (SGP), nos termos do convênio de cooperação firmado entre as partes, durante a vigência da Portaria. A Força Penal Nacional, coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, é composta por policiais penais federais e policiais penais de Brasília, dos estado de Goiás, Tocantins, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe, Ceará, Paraíba, Amapá, Roraima e Bahia.

Força Nacional faz vistoria geral no Conjunto Penal de Eunápolis Crédito: Divulgação/Seap

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *