Jerônimo Rodrigues (PT) manifestou apoio a Jaques Wagner (PT) após o senador deixar a liderança do governo Lula nesta quarta-feira (24), em meio às investigações da Polícia Federal que apontam supostas vantagens indevidas relacionadas ao Banco Master. Em publicação na rede social X, o governador afirmou ter total confiança no parlamentar e disse acreditar que ele conseguirá se defender das acusações.
“Minha confiança no senador é total e tenho certeza de que irá se defender de todas as injustiças. E seguirá se dedicando ao nosso estado e ao nosso país como senador e figura fundamental nessa caminhada de transformações e avanços na Bahia e no Brasil”, escreveu Jerônimo.
O governador também ressaltou o papel do senador na política baiana e nacional. “A Bahia e o Brasil reconhecem o importante trabalho realizado pelo senador Jaques Wagner na liderança do governo do presidente Lula. A experiência, o senso democrático e o dom conciliador de Wagner foram fundamentais para a reconstrução da democracia e da soberania brasileira”.
A nova fase da Operação Compliance Zero, deflagrada na última quinta-feira (18), apura suspeitas de corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Além do senador, foram alvos Augusto Lima e Eduardo Sodré Martins, enteado de Wagner e secretário no governo Jerônimo Rodrigues (PT).
Os investigadores identificaram um pagamento de R$ 3,5 milhões de uma empresa ligada a Lima ao “núcleo familiar” de Jaques Wagner, o que segundo o ministro André Mendonça, relator do caso Master no STF, é uma das evidências de proximidade entre o parlamentar e o senador.
Wagner também teria recebido de Lima um apartamento em Salvador avaliado em R$ 2,5 milhões, além de viagens gratuitas em jatinhos ligados ao Master, e ingressos para assistir a um show de uma “cantora internacional” em Los Angeles, em 2023.
Em endereços ligados ao senador, agentes da Polícia Federal encontraram US$ 55 mil e 33 mil euros (cerca de R$ 471 mil, em valores atuais).
Foto: Divulgação