Bahia Brasil
sexta-feira 20 de junho de 2025

BYD vai operar em plena capacidade na Bahia, diz secretário

Fábrica, instalada no antigo complexo da Ford, foi projetada para produzir até 150 mil carros elétricos por ano

A fábrica da montadora chinesa BYD instalada em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, deve estar em pleno funcionamento até dezembro de 2026. A previsão foi divulgada nesta segunda-feira (12) pelo secretário estadual do Trabalho, Augusto Vasconcelos, após alterações no cronograma original devido a investigações trabalhistas no canteiro de obras.

Expectativa é iniciar produção com kits ainda em 2025

De acordo com Vasconcelos, a montagem de veículos deve começar ainda este ano, utilizando kits semiacabados. “Um novo cronograma está sendo estabelecido para que até dezembro de 2026 a fábrica esteja em pleno funcionamento, com a expectativa de gerar cerca de 10 mil postos de trabalho”, afirmou o secretário em vídeo publicado nas redes sociais.

A declaração ocorre durante a viagem do governador Jerônimo Rodrigues à China, onde acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em compromissos com foco na indústria automotiva e nos investimentos da BYD no Brasil.

A fábrica, instalada no antigo complexo da Ford, foi projetada para produzir até 150 mil carros elétricos por ano. A planta sofreu atrasos após denúncias de trabalho análogo à escravidão, registradas em dezembro de 2024. A BYD ainda não se pronunciou oficialmente sobre a nova previsão de operação total.

Fábrica BYD Camaçari (BA) (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *