Sete dias após assumir o posto de prefeita em Lauro de Freitas, Débora Régis (União Brasil) anunciou a composição completa do seu secretariado apenas nesta terça-feira (7). No entanto, chamou atenção dos laurofreitenses a falta de representação negra no quadro de assessores da nova gestora da cidade.
Na publicação oficial da Prefeitura, onde foram apresentados os 16 secretários da gestão de Debinha, como é popularmente chamada no município, não há negros, muito menos pastas voltadas para combate a pautas como o racismo, como existe em Salvador, por exemplo, com a tradicional Secretaria de Reparação.
A falta da representação foi sentida pelos seguidores, que reclamaram: “Só gente branca? Ué?”, disse uma seguidora. Outra completou: “Único pardo é Sapucaia e Matheus, nenhum preto e nenhuma preta. Bora botar cor nesse secretariado, viu?”, cobrou. Em outro comentário, mais uma manifestação de repúdio: “Não tem uma pessoa negra para o secretariado?”, questionou.
Em tom de ironia, uma seguidora da página disse que o secretário de Débora era “de uma cidade europeia, obviamente”. Outra foi além, e achou um absurdo “uma cidade do Brasil, da Bahia”, não ter “nenhum negro na administração”.
Foto: Divulgação