Em reunião realizada na Secretaria Nacional de Portos (SNP), em Brasília, a equipe técnica da Autoridade Portuária Federal – CODEBA apresentou o diagnóstico para práticas ambientais, sociais e de governança da Companhia (ESG, na sigla em inglês) e o plano de ação que, juntos, beneficiação as populações que vivem no entorno dos três portos públicos baianos: Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus. A apresentação foi realizada para representantes da Secretaria, do Ministério dos Portos e Aeroportos e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) no final de outubro. A expectativa é iniciar a execução do projeto no início de 2026.
Ciente da sua responsabilidade socioambiental, a CODEBA contratou a realização do estudo e iniciou a adequação na infraestrutura. Agora, com os resultados apresentados, a equipe gestora inicia a execução de plano de ação que está focado não apenas na redução dos impactos ambientais, mas também em promover o desenvolvimento sustentável das populações que vivem no entorno dos portos.
“Um dos encaminhamentos que daremos é a certificação dos portos e a adequação dos portos da CODEBA para que a gente possa buscar todos os ISOs e, posteriormente, a certificação Aqua-Portos, que avalia o desempenho ambiental de instalações portuárias no Brasil. Atualmente, só um porto no Brasil possui essa certificação”, explica o gerente de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, Ricardo Bertelli. “Também está sendo contratado o Porto-Cidade, que abrange todas as populações que vivem no entorno dos portos e deve começar a ser executado em 2025. Por meio dele a CODEBA vai fomentar geração de renda, capacitação, ações de promoção à saúde, ou seja, tudo que reflete nesse convívio Porto-Cidade”, conclui.