Bahia Brasil
sábado 19 de abril de 2025

Vereadores debatem revisão do PDDU em sessão na Câmara

Vereadores destacam participação da sociedade civil na construção do novo plano, que deve ser enviado à Câmara em 2025

A revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Salvador foi tema de debate na sessão ordinária desta quarta-feira (19), realizada no Auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal. A expectativa é que o Executivo Municipal envie a proposta do novo PDDU à Casa em 2025. O plano é considerado o principal instrumento da política de desenvolvimento e expansão urbana da cidade.

Durante a sessão, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) destacou que, na manhã do mesmo dia, ocorreu uma reunião sobre o tema no Edifício Bahia Center, reunindo representantes de entidades e movimentos sociais mobilizados pelo Fórum A Cidade Também é Nossa. Segundo a parlamentar, foi a “primeira de uma série de reuniões com a sociedade civil organizada para preparar o enfrentamento popular no processo de revisão do PDDU”.

A vereadora Marta Rodrigues (PT) também se pronunciou sobre a necessidade de garantir que o plano reflita as características da capital baiana. Para ela, é fundamental que o novo PDDU “tenha a cara de Salvador”.

A prefeitura de Salvador criou grupo de trabalho para discutir a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), confeccionado em 2016. Segundo publicação no Diário Oficial do Município, a equipe, composta por 11 nomes, terá até dois anos para elaborar e apresentar o novo PDDU.

A oposição, contudo, vem protestando contra o prefeito Bruno Reis (União) por entender que ele vem descumprindo a Lei Orgânica do Município, documento que rege as regras da cidade – uma espécie de Constituição da cidade –, e não enviar no prazo definido por lei o novo PDDU.

Segundo a legislação municipal, o PDDU precisa ser revisado a cada oito anos. Desta forma, conforme entendimento firmado pela própria prefeitura, isto deveria ter sido feito até junho deste ano. O Palácio Thomé de Souza, contudo, não enviou o projeto à Câmara até hoje.

Apesar de a legislação municipal indicar que o Plano Diretor precisa ser revisto a cada oito anos, o Estatuto da Cidade, formulado em 2001 pelo governo federal, estipula que a revisão pode ser feita após 10 anos.

O prefeito, por sua vez, vem evitando, nos últimos meses, apontar prazos sobre a elaboração do novo PDDU, ressaltando que o faria apenas após a eleição.

Foto: Antônio Queirós/CMS

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *