Ao todo, os vagões terão capacidade de transportar 12 mil pessoas simultaneamente
O metrô Salvador-Lauro de Freitas terá a frota renovada com o incremento de 10 novos trens, com 40 vagões, nos próximos meses. A aquisição dos veículos foi oficializada nesta terça-feira, 21, pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), após assinatura de um contrato no valor de R$ 616 milhões com a Caixa Econômica Federal (CEF).
A compra faz parte do pacote de medidas do Novo PAC (Programa de Aceleração ao Crescimento) do governo Lula (PT), coordenada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. Antes, o chefe do Executivo baiano apresentou um projeto de lei à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em 2024, para viabilizar o novo crédito com a financiadora.
Os recursos serão liberados em um processo escalonado terminando em 2028. Os novos veículos também haviam sido anunciados pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, por meio das suas redes sociais.
“Dentro da carteira de investimentos do Novo PAC, a expansão do metrô de Salvador até o Campo Grande avança com a assinatura do contrato para a compra de 10 novos trens! Serão 40 vagões a mais e capacidade ampliada para atender mais de 12 mil pessoas simultaneamente na Linha 1”, disse.
A assinatura do contrato foi feita no dia 9 de outubro, contudo, só foi publicada hoje no Diário Oficial do Estado (DOE).
Foto: Divulgação